Setembro Amarelo
- Priscila Praça
- 4 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada por diversas entidades, teve sua primeira edição em 2015, sendo a data 10 de Setembro o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Dados recentes apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicaram que o suicídio ainda é uma das principais causas de morte em todo mundo. Os dados mundiais em 2019 indicaram que 700 mil pessoas morreram por suicídio neste ano e, na faixa etária entre 15 e 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte.
Entre os fatores de risco, estão presentes o diagnóstico de transtorno psiquiátrico, tentativa prévia de suicídio, histórico familiar de comportamento suicida, presença de outros comportamentos auto lesivos, abuso e dependência de álcool e outras drogas. A incidência de transtornos mentais é um fator de risco para suicídio porém o diagnóstico não indica que haverá comportamento suicida.
Além disso, fatores sociais também podem ocasionar riscos, como processos de luto relacionados a separações conjugais e desemprego, conflitos familiares e acesso a meio letal.
A principal forma de ajudar uma pessoa com ideação suicida é através da escuta e não julgamento. Não acredite no fato de que uma pessoa que pensa em suicídio não falaria sobre o assunto. Muitas vezes essa fala vem através de frases como "Não aguento mais" ou " Gostaria de acabar com esse sofrimento". Uma rede de apoio é fundamental, além do acompanhamento de profissionais como médico psiquiatra e psicólogo.
Contatos importantes em caso de ideação suicida ou tentativa eminente:
192 SAMU.
